3. Terceira Saída de Estudos - Vila de Paranapiacaba (11/06)



                        Um dia na Vila de Paranapiacaba.



Nesta saída do Estudo do Meio, nós do 8º ano, fomos para a Vila de Paranapiacaba.
Ao chegarmos na escola, nós nos encontramos no estacionamento, onde estava todo o 8ºano. Foi divertido nesse momento porque nós estávamos nos despedindo de nossos pais e os pais de nossos colegas de classe e também de alguns meninos da nossa classe que estavam ajudando os professores a levar a água mineral para o ônibus. Depois de nos despedirmos, fomos nos encaminhando para colocar as malas no ônibus e fazer uma fila para entrar; se não estivesse com o RG e carteirinha da escola não poderíamos ir para a viagem. Enfim, todos nós levamos os documentos e conseguimos seguir rumo ao nosso destino.

Ângelo sentou ao lado de Guilherme, na viagem eles foram ouvindo música e conversando com outras pessoas. Sara sentou ao lado do Mikael ( um amigo de classe ), foi muito divertido, pois eles estavam ouvindo músicas e começaram a cantar alto, e outros amigos também começaram a cantar junto e a conversar sobre tudo e sobre os lugares que o ônibus estava passando durante a viagem, e nós dois (Sara e Ângelo) tentamos dormir no ônibus mas não conseguimos de tanta agitação! Foi assim nosso momento no ônibus.

Ao chegar na Vila de Paranapiacaba, o ônibus teve que parar um pouco mais longe, pois não dava pra ele passar porque as ruas de lá eram muito estreitas. Quando descemos do ônibus, tivemos que andar MUITO, o estudo inteiro ( acho que foi o dia em que mais andamos nas nossas vidas ). Nós descemos um morro enorme, até que não cansou muito. Depois que chegamos na Parte Alta da Vila, nós fomos andando e vendo as ruas de lá, as casas que eram impressionantes, pois eram todas juntas e bem antigas e TUDO era muito calmo por lá. As casas eram muito lindas. Foi uma experiência incrível de ver essas casas antigas, as ruas de paralelepípedos e a calma que era aquele lugar. Quando passamos por essas ruas estreitas, essas casas eram todas coladas umas nas outras, sempre as ruas sendo em descida e nós estávamos na parte alta da Vila de Paranapiacaba. Nós tivemos uma sensação diferente , de calma e tranquilidade, parecia que estávamos em outro mundo comparando com o nosso dia-dia e o lugar onde vivemos nessa agitação toda.


Parte Alta-Vila de Paranapiacaba/SP-2015
Foto: Sara Pereira
Chegando na parte baixa da Vila, fomos para a estação de trem: São Paulo Railway, que levava café para o Porto de Santos. Aquela foi uma das melhores experiências da nossa vida. Ver a história do nosso país bem na nossa frente, podendo sentir tudo aquilo de estar em um lugar antigo, histórico que fez muita diferença para o Brasil e que muitas pessoas não ligam para a importância que isso tem para nós como brasileiros. Fomos nos lugares e deu para ver tudo de perto, como acontecia tudo para o trem andar ou descer alguma ladeira. Foi incrível ver aqueles objetos, aquelas máquinas gigantes que faziam o trem andar, um armazém que tinha alguns vagões, algumas peças do trem e até um vagão onde transportava D.Pedro II. O mais legal também é porque lá tinha tipo um "poço que sobe", e nós ficávamos brincando, falando que era uma assombração ou algo do tipo, foi muito engraçado esse momento; outros brincavam que eram o poço da Samara. Para sair da estação e ir para esses lugares, a esses armazéns, tivemos que andar muito.

Depois de sair da estação, fomos ver as casas da parte de baixo da Vila que eram maiores. Algumas com jardins, tinha uma praça, as ruas eram mais largas e o engraçado é que parecia que todas as casas eram iguais, porque a maioria delas eram de madeira e em uma cor meio vermelha ou um vinho. Nessa hora que estávamos na parte de baixo, acho que foi a hora que todo mundo estava quase morrendo, era um calor de 40°C, aquele sol na nossa cabeça, aquela sede e fome, cansaço de tanto andar e ainda tínhamos que ficar firme e forte para fazer o caderno de campo. Nós não víamos a hora de almoçar. Também fomos ver a casa onde morava o chefe da estação. A casa dele ficava no pico mais alto da Vila para que ele pudesse ver tudo e principalmente a estação. Para nós irmos para a essa casa que agora é um museu, era mais morro pra subir, e lá vamos nós andar muito de novo. Não estávamos mais aguentando, nós subimos aquilo meio que arrastados e o que piorava era aquele sol na cabeça da gente. Chegamos lá depois de subir tudo, e para entrar no museu, tinha mais uma escadinha. A casa era linda demais, parecia que nós estávamos vivendo durante aquela época e a casa que agora é o museu, é muito grande. O mais incrível de lá, além dos móveis, dos objetos que estavam, aquela vista era impressionante, dava pra ver a Vila toda, era muito lindo aquilo. Era lá que o chefe da estação via e coordenava os trens.

A parte do almoço foi a salvação para nossa espécie (somos exagerados, mas porque a fome, o cansaço eram extremamente grandes), almoçamos no restaurante Vila dos Ingleses em Paranapiacaba, que era muito bem organizado. O restaurante ficava na parte baixa da Vila. A hora do almoço foi muito legal, sentamos juntos com nossos amigos, conversamos e tudo mais, e também foi legal quando o outro oitavo ano chegou, pois nós estávamos todos juntos, então o momento de almoço foi um dos melhores para nos juntar e conversar, além de comer, porque sinceramente, a comida estava muito boa!

Depois visitamos uma casinha pequena, que parecia um museu, onde contava um pouco sobra a história da Vila. Tivemos de subir mais uma rua, para ir à trilha. Depois de muito cansaço para subir a rua, chegamos naquele lugar maravilhoso, com aquela cachoeira, as plantas, flores tudo aquilo era encantador. A trilha foi um dos lugares mais divertidos, foi muito legal passar por aquela mata, sentir o ar puro, apenas o som da natureza, aquilo era mágico. Também a trilha foi um dos momentos mais engraçados, pois havia algumas pessoas com medo porque tinham pedras com musgos que estavam escorregando bastante. Foi uma trilha bastante curta, mas muito legal. Foi divertido quando os dois oitavos se encontraram no final da trilha, e andando numa descida que só tinha pedra. Depois fomos pra um lugarzinho tipo uma lanchonete pra terminar o caderno de campo, comer alguma coisa, descansar, ir no banheiro e voltar para o ônibus.

A Vila tinha muito, muito cachorro e no final vimos algumas galinhas também. E foi mais um sofrimento: subir aquele morro GIGANTE para ir pro ônibus, mal chegávamos no meio já estávamos morrendo (exageramos muito). Até brincamos que tinha que chamar o guincho para carregarem a gente, porque aquela subida era muito alta. A gente deve ter emagrecido uns 10 kg, de tanto andar. Depois de ter quase morrido, chegamos ao ônibus, e estávamos rumo a  Santos, todo mundo achava que iam dormir, descansar... Estava todo mundo alegre, conversando, mesmo cansados. E fomos a caminho do hotel.

Foi um dos melhores Estudo do Meio, mas foi extremamente cansativo. O que piorou a situação foi aquele sol e aquele calor, que parecia que todo mundo ia derreter. Foi uma experiência única, de conhecer mais de perto a história do país, ver de perto tudo aquilo e ver como tudo ocorria. Foi mágico e cansativo ao mesmo tempo. E o mais importante ganhamos bastante conhecimento sobre a época antiga, foi uma das melhores viagens!!



Vista da Estação -Vila de Paranapiacaba/SP-2015
Foto: Sara Pereira
           
 Prefeitura de Santo André- Vila de Paranapiacaba
                                                                                                                  Angelo e Sara

Nenhum comentário:

Postar um comentário