15. Percurso de Escuna pelo Canal do Porto de Santos

                                          Passeio de Escuna             

 O início da obra do porto de Santos ocorreu em 12 de Julho de 1888. Os homens Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle foram autorizados a explorar por 39 anos e depois por 90 anos o Porto de Santos, com base em um projeto do engenheiro Sabóia e Silva. Em 1892, o porto foi inaugurado e atravessou todo o ciclo de crescimento do país e não parou de expandir.
Em 2013, o porto passou a marca de 114 milhões de toneladas movimentadas.
Antigamente o porto de Santos tinha como embarcações pequenas e hoje tem embarcações pequenas, médias e grandes. No porto o único produto era o Café e hoje em dia são sólidos, líquidos, carros e principalmente o Café, os meios de transporte até o porto eram  pessoas e carroças e hoje são os caminhões e trens e por último as formas de embarque eram por pessoas e hoje é feito por esteiras, rampas e guindastes.
No porto antigamente tinha barcos à vela feitos de madeira.
 O Porto de Santos é bem  grande, há balsas, armazéns, guindastes, não há quase nada de circulação  de pessoas, há muitas embarcações (grande ele pode carregar até 14.000 contêineres, médio ele pode carregar de 3.000 a 4.000 contêineres e pequeno porte) e muitas máquinas. Há escunas, embarcações, balsas, barco de reboque e um cemitério de barcos usados.Nos barcos são transportados líquidos, sólidos, contêineres, carros e gasolina.
    Os silos, contêineres e armazéns são lugares de armazenamento.O meio de transporte para levar os conteúdos para o porto de Santos é o trem e o caminhão
Foto tirada em frente a um armázen que ainda não foi restaurado
    A forma de embarque para o barco é o guindaste, rampas e esteiras.
Foto tirada em frente ao porto de Santos
    O passeio de escuna foi muito legal, divertido. Naquela hora que nós fomos, às 16h00, eu achei o porto bem calmo. Havia muitas embarcações de empresas famosas como a HAMBURG SÜD que é uma empresa da Alemanha. Tinha embarcações dos dois lados do porto e só podia entrar navios de médio porte. A estrutura do porto de Santos é bem extensa com mais ou menos 5 a 10km.
    No passeio inteiro o motorista do barco que era também um "monitor'' porque ele falou várias coisas do porto de Santos.


  Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário