13. Museu do Café



              A Bolsa Oficial do Café... Agora, Museu do Café


Museu do Café-Santos/SP-2015
Foto: Fábylla


Vidral-Sala do Pregão-Museu do Café-Santos/SP-2015
Foto: Ándrea  Araujo
O Museu do Café, antiga Bolsa do Café fica localizado na rua XV de Novembro no Centro Histórico de Santos. O Museu por fora é um palácio antigo, com três andares, com várias janelas em volta, e uma grande porta de entrada. Na parte de dentro, tem a recepcionista, uma lojinha do museu e a famosa cafeteria do museu. Mais pra frente, tem um grande salão que ficava a antiga Sala do Pregão e em volta ficam algumas pinturas de Benedito Calixto, e alguns vitrais nas janelas, e no teto ficava um grande vitral que significa toda a história do Brasil, desde a Colônia até a República, representada por deuses.
Qualidade do Café-Museu do Café-Santos/SP-2015
Foto: Andréa Araújo
 Uma outra sala é a da exposição ``Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte´´, que se chama "Da planta À xícara", mostrava alguns pés de café, com 3 tipos de café, em exposição, e em volta mostra os utensílios que um produtor de café usa para o plantio e a colheita do café e em uma parte mostrava todos os tipos de café da maior qualidade até o de menor, e explicando cada um deles.
 Fomos para uma outra sala, que era toda preta e escura passando vários vídeos sobre o café, homenageando os cafeicultores, mostrando a família reunida tomando aquele cafezinho,e várias outras salas.   Depois desse vídeo, fomos para o outro andar, e subindo as escadas tinham várias frases sobre esse momento de tomar café, e o amor de algumas pessoas pelo café... Chegamos na sala de Profissões relacionadas ao café, nessa sala contava sobre cada profissão de todos os tempos, e tinham fones para escutar os depoimentos desses trabalhadores.
 A Bolsa do Café foi inaugurada em 1922, foi criada por um decreto federal, que precisava que tivesse uma Bolsa para organizar as vendas, o valor, e queriam um maior controle do comércio do café. Fizeram algumas leis que deveriam ser cumpridas, quando fossem comprar sacas de café
Sala do Pregão-Museu do Café-Santos/SP-20125
Foto: Andréa Araújo
 A Sala do Pregão, era o lugar onde acontecia os acordos de vendas do café. As únicas pessoas que podiam participar dos pregões, eram os Corretores Oficiais, esses Corretores eram nomeados pelo Estado, após cumprirem exigências burocráticas e pagar uma fiança ao Estado. Algumas pessoas participavam dos pregões, mas não oficialmente como Corretores Oficiais. Eram colocados os valores dos cafés vendidos no dia, em um quadro negro e a negociação era feita na Caixa de liquidação. A função da Caixa de liquidação era, o comprador comprava por um preço e se o preço subisse até a entrega, acontecia uma atualização no preço quando entregasse.

Pés de Café- Sala: Da planta à xícara-Museu do Café-Santos/SP2015
Foto: Fábylla
 Na sala "Da planta à xícara" há vários utensílios que os trabalhadores usam, e usavam, cartazes e placas explicando cada um deles e para o que serviam, tinha alguns pés de cafés mostrando a diferença entre eles, e um painel com todos os tipos de café, os nomes deles, sua qualidade, para onde eram exportados. Um desses utensílios que estava lá era a peneira, que servia e serve para a abanação do café, e que retira as impurezas como pedras, folhas, galhos, e a peneira separa o café de todas essas impurezas. E é uma pré-limpeza dos frutos.
Na sala ´´Profissões do café´´ tinha profissões variadas de pessoas que trabalhavam nesse ramo do café, como os provadores que tinham que provar todos cafés para ver qual era melhor, ou os homens que carregavam várias sacas, cada uma com 60 Kg, e levavam até o Porto de Santos, e também tinham as catadeiras, que separavam grão por grão para colocar nas sacas de 60 Kg. Elas ganhavam seu salário por cada saca feita, e se elas colocassem cafés estragados ou algo do tipo, elas deviam começar tudo de novo. Esse trabalho só era feito por mulheres, e as crianças desde pequenas já iam aprendendo e ajudando suas mães com o trabalho.


Mais informações sobre o Museu:  Museu do Café- Santos



 Sara Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário