2. Segunda saída de Estudos - 03/06 (Campinas - Fazendas)


Um dia quente e agitado nas fazendas Tozan e Roseira...


2ª Saída - Fazenda Tozan

    Pela manhã, fomos à escola para prepararmos a ida para a fazenda Tozan, que fica em Campinas.

     De manhã estava frio. Até a chegada, a maioria dos alunos estava ouvindo música no fone de ouvidos. Outros comiam, outros dormiam. As aventuras no ônibus: ou comiam, ou dormiam, ou ouviam música - e eu, sem fone.

     Quando chegamos lá, já era perto da hora do café da manhã. Os funcionários da fazenda nos receberam e, logo na entrada, havia um bom e gostoso cafezinho produzido ali no local mesmo, estava ótimo. Tinham biscoitos também, além de suco de uva.

     Depois, começou nosso dia, ficamos em roda para ouvir e todos poderem se ver. Logo acima de nós, pudemos observar uma árvore incrivelmente grande. Ela tem 200 anos! Era uma daquelas árvores mágicas anciãs.



     Na loja de lá,  haviam lembrancinhas artesanais, chaveiros, também havia a possibilidade de comprar o pó de café produzido ali que ia para o exterior, tendo duas opções: comprar o café em pó ou o café em grãos para serem moídos pelo consumidor.  

     Ao meio-dia, mais ou menos, começou a esquentar lá na fazenda. As blusas de frio já não eram necessárias, eu coloquei a minha na cintura e outras várias pessoas também, já que as nossas bolças estavam no ônibus.
 
     Quando voltamos ao ônibus, que esteve no sol quente por um longo tempo, sentimos muito calor, sabe quantos graus? 40° C . Pra piorar, ainda jogaram desodorante no ônibus, ou seja, "As aventuras no ônibus": Calor + Cheiro do desodorante de um colega, pior impossível.
     
     Almoçamos no restaurante chamado Lenha no Fogão, a comida estava muito boa. Nesse restaurante, vimos, em sua decoração, uma cachoeirinha com jabutis andando em volta, uns cinco mais ou menos.
    Deu pra comprar sorvete no restaurante, o que ajudou, pois estava muito quente.


Jatobá-Fazenda Tozan-Campinas/SP-2015
Foto: Fábylla Santana


2ª Saída - Fazenda Roseira

   Chegamos na fazenda e paramos um pouco antes da entrada para perceber seu entorno, as paisagens, que resumiam-se em construções, asfalto e uma árvore. Fizemos uma trilha dentro da mata, não estava com calor,  mas sede? Com certeza. Pelo fato de estar na mata, era mais fresco o ambiente.
 
   Nos dividimos em grupos para conhecer a cultura Africana, um grupo foi para uma sala com vários instrumentos de percussão, para tocar em duplas. Eu sobrei e fiquei sem instrumento, acompanhando apenas nas palmas. Depois conhecemos um jogo de estratégia, chamado Mancala.

  Os grupos então se juntaram de tarde e formamos uma roda grande na sala. Havia lanches no meio da roda.

  Então, nós fizemos uma cooperação em grupo. Os sucos, bolos e lanches eram passados para uma pessoa da roda e ela devia passar para o coleguinha do lado direito até chegar no último coleguinha do lado esquerdo. Só depois que todos haviam recebido suco, bolo, pipoca e lanche podíamos comer.
  Apesar de tudo (cair suco no chão sem querer, jogar suco no coleguinha, jogar pipoca...), é, podemos dizer que deu certo.
 Então, uma cesta com mais bolos, lanches, etc. foi passando para os amiguinhos esfomeados que queriam repetir. Sinceramente, eu não posso falar nada, porque eu peguei uns três ou quatro bolos de chocolate e ainda tinha cobertura... Eles estavam muito bons. :)

  Depois da comida, a noite não estava nem tão quente nem tão fria. Dançamos jongo - uma dança popular de origem africana.
  Ficávamos em roda, e um casal entrava, antes reverenciando o tambor. Quando o homem queria entrar ele gritava para que todos ouvissem ''Sapeca Ioio'', quando uma mulher queria entrar no lugar da outra que estava dançando, ela gritava ''Sapeca Iaiá'' e eles trocavam. Nessa brincadeira dançante, nossos professores também participaram. Antes de irmos embora, cantamos um versinho que era assim "Ai meu Deus como é bom ser da Roseira". Foi muito legal !

 Em seguida, nossa viagem já estava quase no fim, então nos preparamos para ir embora.
 Caminhamos até o ônibus. E seguimos viagem de volta a São Paulo.

 Durante o percurso, havia o grupo do fundão e o grupo do meio. O do fundo, estava cantando, conversando, comendo e tals, e o grupo do meio estava brincando, cantando, comendo, etc...

 Bom, depois de algum tempo, avistamos a escola. Quando chegamos lá, era noite e estava frio. Havia várias mães esperando pelos filhos, inclusive a minha, que estava com minha tia e meu irmão no carro (e ela também havia trazido chocolate)!

 Bom pessoal, este roteiro/''narrativa'' termina aqui, mas continuem lendo nosso blog. Espero que gostem!



Fazenda Roseira-Campinas/SP-2015
Foto: Andrea Faragacci
Fábylla Santana













 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário