10. Museu Tecnológico Ferroviário

                  Museu Tecnológico      

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     No museu tecnológico observamos os sistemas de transportes que subiam a serra do mar, temos três tipos de sistemas que funcionavam.
     O primeiro deles  é o serra velha ou primeiro sistema funicular, que funcionava com um sistema de contrapeso, esse começou a funcionar em meados de 1867, onde 7,5 km de serra foram divididos em quatro patamares, com uma inclinação de dez graus, sua capacidade máxima era de 60 toneladas , que tinham uma tração de quatro máquinas. A inclinação era dividida em quatro patamares, não era um sistema de tração própria , necessitava de um maquinista para o controle das máquinas, esse sistema de contrapeso funcionava como elevadores, quando um subia o outro descia.
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     O segundo sistema era o serra velha ou segundo sistema funicular, ele foi construído devido à grande demanda da ferrovia (1890). Esse sistema ficava paralelo ao primeiro sistema funicular ou serra velha. Trazia atualizações que aumentaria a capacidade de carga para 120 toneladas e dividia a serra em cinco patamares, diferente da primeira que dividia em quatro. Ganhou a utilização de máquinas maiores e os seus motores rodantes haviam sido atualizados para motores a vapor, o seu sistema lembrava o de um teleférico. A serra passou a ter 10,5 km, diminuindo a inclinação  para 8 graus.
       Por fim, o terceiro sistema que nada mais é que um sistema  de freio chamado cremalheira-aderência, ele é um terceiro trilho com dentes que se encaixam a uma engrenagem na base do trem e assim freia o trem.
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Veja mais informações sobre os sistemas de funiculares e outras atrações do museu.

Enzo Perrone


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