Benedito Calixto


                                  Benedito Calixto,

                          Um pouco da sua biografia 




Benedito Calixto de Jesus
Benedito Calixto de Jesus, nasceu em Itanhaém em 14 de outubro de 1853 e morreu em São Paulo em 31 de maio de 1927. Foi um pintor, historiador, professor e ensaísta. Quando se mudou para Brotas, começou a fazer seus primeiros quadros.
 Depois ele foi para Santos em 1881, onde se inspirava para fazer seus quadros, vários quadros famosos. Em 1883, viaja a Paris para estudar desenho e pintura, com recursos concedidos pelo visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. Frequentou o ateliê de Jean François Rafaëlli e a Académie Julian, e conviveu durante esse tempo com vários artistas e pintores famosos e importantes.
 Retornou para o Brasil em 1884, e de Paris trouxe com ele uma câmera fotográfica para aprimorar mais suas pinturas. Reside em Santos e posteriormente em São Vicente, onde faz seus quadros de vistas e trechos das cidades para o Museu Paulista da Universidade de São Paulo por encomenda do diretor do museu.
 Para fazer seus quadros religiosos ou históricos, ele fazia pesquisas consultava fotografias e fazia estudos para fazer seus quadros. É com o quadro '' Enchente na Várzea do Carmo'' de 1892, que ele consegue destaque e a crítica da época apontava como ele fazia com tanta clareza seus quadros que representavam São Paulo e seus pontos turísticos e importantes.
 Nos seus últimos anos de vida, Calixto se transformou em uma máquina de fazer quadros como pode observar em um trecho dessa carta, que foi remetida em maio de 1919 a um comerciante:

''Peço-lhe o favor de tomar nota das pessoas que querem outros quadros, a fim de que as mesmas se expliquem sobre o tamanho e o gênero que desejam, bem como o ponto ou lugar que devo reproduzir.''     

Na mesma carta, acrescenta:


''Pouco ou nada me adianta, agora que já estou velho, a opinião e conselho dos críticos sobre meus trabalhos. Desejaria apenas, que os jornais dessem notícias dos quadros vendidos, etc., e mais nada, pois não preciso de reclame.''

Pintura: Benedito Calixto
Porto de Santos-1888
Navios que levavam o café
Os quadros em que Calixto fixou a imagem do desembarque do café no Porto de Santos, que tem com significado de destacar certas cenas que ocorrem no litoral de São Paulo, que ele quer mostrar a riqueza do meio ambiente colocando cores na pintura.

 Ele sempre se inspirava em lugares que ele via, em cidades, pontos importantes, ou até em em pontos e acontecimentos históricos, como o Calixto era historiador.

 
Benedito Calixto
Porto de Santos 1920



Sara Pereira
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário