4. Estação da Luz

                       

                                       Estação da Luz

     A Estação da Luz, localizada na Praça da Luz, foi construída num design vitoriano. É um lugar muito bonito de se visitar, apesar de, na correria do dia-dia, ele ficar meio 'esquecido' pelas pessoas.
    Sim, o seu prédio tem uma alta torre que carrega um relógio, parecido com o Big Ben (da Inglaterra). Seus telhados foram projetados num estilo tipo ''telhado aguenta nevasca'' (título inventado agora por mim), mas como todos sabemos,  no Brasil não neva! Então, o telhado-aguenta-nevasca está só de enfeite.

     O exterior do prédio é maravilhoso, parece um palácio, com muitos detalhes. Se você observar, lá em cima tem detalhes como curvas, colunas com topo pontiagudo, etc. etc. Foi muito bem projetado e construído, em minha opinião. 

     Se por fora é lindo, imagina dentro! São tantos detalhes que nós ficamos impressionados. E não só os detalhes e tals, então, e se eu dissesse pra vocês, caros leitores, que este prédio foi inaugurado em 1900? Ele está bem conservado, apesar de ter sofrido um incêndio (em 1946) e ter renascido das cinzas, literalmente!
Detalhes das Janelas- Estação da Luz- SP-2015
Foto: Andrea Faragacci

    Esta construção, foi projetada pelo Barão de Mauá e construída com a supervisão de James Ford com o intuito de transportar café, sendo que ali serviria como um ponto para a companhia São Paulo Railway atuar.

   Este ponto, leva da Praça da Luz até o Porto de Santos (onde o café ia para as embarcações para exportação).

  Como esta construção era super bonita, histórica e também relacionada ao turismo (por ser, de novo, bonita) o prédio foi tombado - não confunda com o sentido 'derrubado', 'demolido'!, próximo aos anos 90 e 2000. 
  Com isso, o prédio virou uma estação de trem, onde milhares de pessoas passam todos os dias, seja para trabalhar, visitar um parente, etc.


Pessoas no dia-dia na Estação da Luz-SP-2015
Foto: Andrea Faragacci

A Estação da Luz-SP-2015
Foto: Andrea Faragacci





Fábylla



2 comentários: