5.Fazenda Tozan - História e Construção




                                        Fazenda Tozan


 A Fazenda Tozan está localizada em Campinas/SP. A fazenda é umas das maiores produtoras cafeeiras de São Paulo. Ela existe desde 1798, e produzia cana-de-açúcar com mão de obra escrava. Em 1898, a fazenda deixou de ter esta mão de obra, e foi quando os imigrantes foram trabalhar na fazenda, por esse motivo reformaram a fazenda nessa data. Hoje, ela produz o Coffea Arábica (em maior quantidade) e o Canephora, e nos dias atuais ela produz apenas café, e não produz mais cana-de-açúcar .
 Seu primeiro nome, quando fundada, era Ponte Alta, com uma área de 4.400 ha e seu primeiro proprietário foi Floriano de Camargo Penteado. Até os dias atuais, houve vários proprietários, dentre eles, o fundador da Mitsubishi, Yataro Iwazaki, imigrante japonês, sua família continua sendo proprietária da fazenda.
Por causa da Segunda Guerra Mundial, o governo se apropriou das terras da fazenda, e no fim da guerra apenas 800 ha foram devolvidos.

 Nós selecionamos dois lugares para apresentarmos, a Senzala e o Terreiro, contando curiosidades e explicando para que serviam.


Antiga Senzala-Fazenda Tozan-Campinas/SP-2015
Foto: Andrea Faragacci

 Na época em que o café era o principal produto exportado, a principal mão de obra era a escrava. Esses escravos eram mantidos em senzalas, que era uma construção comprida, fechada, sem janelas, um lugar desconfortável, onde mantinha-os juntos, sem divisórias, era como uma jaula.
 A senzala da fazenda Tozan, mantinha cerca de 100 a 150 escravos, e nela tinha apenas uma pequena porta para eles não fugirem e poder realizar a contagem de todos eles, quando iam trabalhar. Ela era situada perto da Sede/Casa Grande para poderem ser vigiados, relativamente perto dos cafezais, dentro do mato.
Depois do fim da escravidão (aprovação da lei Áurea pela Princesa Isabel), o proprietário da fazenda, teve que começar a utilizar a mão de obra imigrante. Por esse motivo, tiveram que adaptar a senzala para ser a moradia deles. Então, divisórias foram construídas, além de janelas e portas expandidas -com escadinha, hoje em dia não se usa mais a senzala/antiga casa dos imigrantes, eles a substituíram pelas casas dos colonos.
Terreiro-Fazenda Tozan-Campinas/SP-2015
Foto: Andrea Faragacci
Após isso, para melhorar as condições dos trabalhadores imigrantes, construíram as casas dos colonos - uma vila de casas, amarelas. Atualmente, elas são usadas pelos trabalhadores da fazenda.
 O terreiro é um lugar grande, onde se seca o café. Antigamente, o solo do terreiro era de terra por esse motivo demorava cerca de 30 a 45 dias para secar.Nos dias atuais o terreiro é asfaltado para ser mais rápida a secagem do café, que agora demora de 3 a 4 dias para secar.O terreiro sempre foi usado para secar o café, e até hoje em dia ele é usado para a secagem do café. Ele fica localizado em frente à casa grande/sede e também em frente a uma antiga construção, todas amarelas, que funcionavam como ferraria e agora não se usa mais.
                 

Jornal Estadão sobre a Fazenda Tozan


Sara Pereira






















Nenhum comentário:

Postar um comentário